versión en español english version
RECUPERAÇÃO JUDICIAL
 
 
Todas as edições:
 
Página inicial
 

Nova planta agrega mais força à Insol

 

IV ENI - Encontro reacende valores do Grupo Insol

Crédito na lavoura
Sucesso na operação da CPR

Fertilizantes
Insol Fertilizantes torna-se mais competitiva

Treinamentos visam padronização de processos

 
 
 

Eduardo Daher
Diretor-executivo Anda

 
INFORMATIVO DA INSOL INTERTRADING DO BRASIL
| nº 18|
abr/mai/jun 2008
 
 
   
  Crédito na lavoura - Sucesso na operação da CPR
 

A Cédula de Produto Rural (CPR), ano após ano, consolida-se no mercado como uma importante ferramenta de fomento ao agronegócio brasileiro. A CPR é um título de crédito seguro utilizado como garantia em operações que envolvem a entrega futura do produto e o pagamento antecipado (parcial ou total) ao produtor. A Insol do Brasil, em parceria com investidores internacionais, vem negociando CPRs desde a safra 2005/2006. Por ser uma linha de crédito barata, rápida e menos burocrática, muitos produtores estão procurando a empresa para financiar a produção de suas lavouras. A procura é tamanha que já estão em andamento a análise para a abertura de crédito e a emissão de CPRs para as safras 2009, 2010 e 2011. Conforme dados da Insol do Brasil, a emissão de CPRs de soja aumentou mais de 220% em apenas um ano. Além de soja, a Insol também viabiliza crédito para as culturas de milho e sorgo. Esse crescimento exponencial representa, por si só, o verdadeiro sucesso das operações da Insol com as CPRs. Sucesso com relação aos produtores, pois aumenta a procura pela Insol; nas fábricas da empresa, que têm garantia de produto, e com os parceiros estrangeiros, que se mostram satisfeitos com os resultados, tanto que prosseguem investindo ainda mais neste segmento.

A política de financiamento da Insol do Brasil é baseada na pulverização de crédito, ou seja, cada produtor tem um limite de financiamento. Fato este que possibilita à empresa disponibilizar crédito a um número maior de produtores, garantindo assim o volume de soja em seus armazéns. Com um leque maior de produtores, a credibilidade da empresa também cresce perante o mercado, já que acaba por divulgar seu pacote de produtos e serviços de CPRs no setor agrícola, angariando ainda mais produtores como parceiros.

A pulverização de crédito gera mais confiança na empresa, por reduzir o risco da operação, e possibilita a prospecção de novos parceiros. Quanto mais crédito disponível e garantido, mais barata se torna a sua obtenção. Ganha o produtor, ganha a Insol e ganham os agentes internacionais investidores.
A adimplência de contratos é outro ponto que merece ser destacado. Graças à análise minuciosa e criteriosa dos documentos encaminhados para a solicitação de abertura de crédito rural, todos os contratos firmados para safra 2008 de soja foram cumpridos rigorosamente. Isto, inclusive, pode ser visto em situações que a soja foi fixada com preços baixos – em virtude das negociações do mercado à época da emissão da CPR – e mesmo assim o produto foi entregue aos Armazéns Gerais da Insol do Brasil. Este comprometimento por parte dos produtores no cumprimento dos contratos acontece porque eles vislumbram a renovação do crédito para safras futuras, situação que pode ser percebida pela emissão de cédulas já para os próximos anos. Para a liberação de crédito, a Insol analisa a saúde financeira do produtor e características do imóvel sobre o qual incidirá a garantia. Para tanto, são considerados o tamanho da área, a capacidade de produção, a existência de outras CPRs e o valor do arrendamento, caso o produtor não seja o proprietário da terra. Além da detida análise de toda a documentação solicitada, ainda existe o estreito relacionamento dos gerentes e funcionários da Insol com os produtores das áreas próximas aos armazéns, o que facilita o andamento de todo o processo, desde a emissão da carta, passando pelo acompanhamento da produção até a entrega do produto aos armazéns do Grupo.

Parceria que dá certo

A CPR é muito vantajosa para o produtor, pois ela elimina incertezas da comercialização, uma vez que sua produção já está vendida. O sucesso, refletido nos números, é resultado de uma taxa de juros atrativa e da agilidade na análise da documentação e no pagamento ao produtor, bem como na facilidade dos serviços prestados pela Insol. Quanto maior o número de CPRs emitidas de maneira regular no mercado, maior será a disponibilidade de crédito para o setor agrícola. A Cédula de Produto Rural, uma vez emitida, é também cedida a instituições financeiras, o que torna este produto um excelente título de negociação em bolsas de mercadorias e futuros de todo o mundo. Grandes operações internacionais podem ser estruturadas a partir de CPRs emitidas por pequenos produtores de diversas regiões, característica única que aproxima o produtor, o trader e o agente financeiro. Por isso, a fundamental parceria entre a Insol e o produtor é elemento marcante das relações garantidas por CPRs, que dependem de uma série de requisitos comerciais e jurídicos para que sejam efetivadas. A experiência da Insol tem mostrado que a atuação comercial prospectiva, aliada à emissão de CPRs de maneira criteriosa, é um instrumento poderoso de inserção no mercado e de garantia da disponibilidade de produtos

   
 
 

voltar

 
   
Insol Intertrading do Brasil S.A.
55 41 2106-5700
insol@insoldobrasil.com.br

Home | Sobre a Insol | Parceiros Insol | Gestão de Pessoas
Fale Conosco | Insol Trading | Insol Indústria | Insol Armazéns Gerais
Insol Fertilizantes | Insol Solidário | Informativo Insol
Cadastro de Fornecedores | Ordens de Carregamento